ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

 ETA

A automação em uma estação de tratamento, seja a estação nova ou atualizada, trará esta conectividade e muitos outros benefícios para a operação e manutenção da estação:

  • ainda poderá monitorar em tempo real de todas as etapas do processo;

  • verificar a necessidade de manutenção preventiva através de informações coletadas nos próprios equipamentos;

  • realizar manutenção corretiva indicada através de diagnóstico fornecido pela própria automação.

  • poderá avisar o operador através de alarmes configuráveis quando algo do processo não está correto e a qualidade processo pode estar comprometido;

  • geração de informações ricas para o C.C.O. (Centro de Comando e Operação) para  melhoria dos processos  de tratamento e economia na gestão de recursos;

  • supervisório com layout estruturado e otimizado para que o operador possa realizar todas as manobras com clareza e segurança. 

Estação de Tratamento002.png

O saneamento 4.0 pode abrir as portas para uma análise e controle refinada do seu processo!

Depois da Captação a adutora entrega a água para a próxima etapa que é a estação de tratamento de água (E.T.A.) onde o tratamento da água é propriamente feito através basicamente das seguintes etapas coagulação, floculação, clarificação, filtração, desinfecção e fluoretação.

 

Todas estas etapas do tratamento demandam uma grande de equipamentos como válvulas, sensores, atuadores e instrumentos que garantem a correta dosagem, leitura e segurança dos elementos químicos que atuam no tratamento. Os operadores desta estação necessitam de um sistema totalmente conectado com todo estes equipamentos para que todo o processo de tratamento seja acessível e operável com muita segurança e confiabilidade.

Apesar do processo de uma E.T.A. ter a sua certa padronização, cada estação de tratamento tem suas próprias necessidades e requerimentos, assim como equipamentos muito específicos e de diversos fabricantes a serem integrados, e para a automatização isso é um grande desafio!

É por isso que a Pyramide Controls, que conta com um grande conhecimento em saneamento pode lhe auxiliar a tirar o máximo de desempenho da estação através da consultoria, projeto, execução e comissionamento de toda a automação da estação.

Necessita da automação que traga confiabilidade e operacionalidade à sua estação de tratamento?

Entre em contato conosco e tenha uma consultoria especializada.

IMG_Orçamento.jpg