Safety e Security qual a relação na Industria 4.0?



Olhando para as unidades de produção verificamos a necessidade de cooperação de dois conceitos que antes trabalhavam separados, o “Security” (relacionado à proteção de patrimônio como cybersegurança) e o “Safety” (relacionado à proteção física do operador como a proteção em máquinas para atender a NR12 e EPIs) onde ambos são traduzidos como segurança.


Cada vez mais a Indústria 4.0 abre a possibilidade de analizarmos mais profundamente as nossas próprias linhas de produção, tornando a aquisição de dados mais viável pois os dados não ficarão parados na máquina, mas são enviados para a nuvem onde serão processados, analisados (seja por humanos ou I.A.) e posteriormente ações de melhoria ou correção serão tomadas com mais acertividade.


O “sensoriamento” dos dispositivos safety (relés, chaves, clp´s, barreiras, bimanuais) juntamente com os demais dados da máquina são perfeitamente viáveis pois em muitos sistemas já analisamos esse feedback através de contatos digitais ou no caso de dispositivos mais inteligentes, o feedback pode vir através de alguma rede industrial, mas nestes casos estas informações podem ser facilmente digitalizadas.


Caso a integridade destes dados sejam comprometidos durante o tráfego dentro ou fora da rede da empresa, os dados não mais informarão a situação real da máquina, gerando erro nas análises e consequentemente nas decisões para tornar a máquina mais segura.


Os dados devem possuir a sua integridade garantida através de mecanismos voltados à segurança de rede, que devem englobar também o chão de fábrica pois normalmente estão restritos à rede corporativa e com o meio de conexão externa (como uma VPN).


Focando na segurança do operário, tanto os cuidados com safety quanto em security são cruciais na Industria 4.0, pois realizando as análises na nuvem podemos verificar que por exemplo: uma barreira de segurança está sendo atuada em um periodo do processo que não deveria ou que um dado de vibração que está relacionado à uma atuação de uma chave de segurança está fora da tolerância. E assim, ações de melhoria de segurança podem ser executadas levando em conta os demais dados da máquina.

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square